sexta-feira, 20 de junho de 2014

Valentine's Day !!! Dia dos Namorados

Na maioria dos países do Hemisfério Norte comemora-se o dia dos namorados (ou Valentine's Day) dia 14 de fevereiro. 

Tudo começou com uma ordem do imperador Cláudio II de Roma, que - no século III - decidiu proibir o casamento, para dispor de mais homens solteiros em seus exércitos. 

Mas Valentim, um sacerdote romântico, continuou celebrando casamentos em segredo, desacatando o imperador. 
Quando o imperador descobriu, condenou Valentin à morte. Enquanto aguardava pelo seu fim, o sacerdote recebia muitos bilhetes e flores de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. 
Durante este período, ele teria se apaixonado Asterius, moça cega, filha de seu carcereiro. Reza a lenda que ela teria voltado a enxergar graças a um milagre de Valentim. 
Antes de ser executado, no dia 14 de fevereiro, ele teria deixado uma bela carta de despedida para sua amada, assinando com a expressão "seu Valentim". É por isso que americanos, britânicos e outros assinam suas cartas de Valentine's Day com "Your Valentine".


No Brasil, o dia 12 de junho faz referência ao Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorado um dia depois, no dia 13 de junho. Parece ser que a data foi escolhida para acrescentar um pouco de identidade nacional à comemoração, mas também por uma questão financeira, para aumentar as vendas do comércio de São Paulo. Mais tarde, todo o país adotou o costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário